História

 

1976 – Criada a Pitaco Assessoria Técnica Ltda por José Eduardo Belarmino Alcoforado, engenheiro elétrico com vasta experiência em empresas de tecnologia no Recife-PE. O primeiro produto comercializado pela empresa é o sistema de caderneta de poupança, para a Associação de Poupança e Empréstimo do Rio Grande do Norte (APERN). Nesse período, também são desenvolvidos os sistemas de contabilidade para computadores de grande porte da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e de crédito imobiliário para a Socilar, em BELÉM-PA, assim como de administração de recursos humanos e folha de pagamento para o Bompreço e Kibon-Sorvane. O pioneirismo da época é a semente para os atuais Elógica Adapta, Elógica SGH e Elógica RH, respectivamente.

1977 - Fundada a Elo Processamento de Dados Ltda. O foco do novo empreendimento é atender às pequenas e médias empresas, que não tinham condições de arcar com equipamentos e computadores de grande porte, funcionando com uma espécie de datacenter para este mercado.

1983 - Foi criada a Elógica Microsistemas Ltda., voltada para a comercialização de produtos de microinformática, e que depois tornou-se a Corisco Tecnologia S.A., focada na fabricação de microcomputadores com tecnologia desenvolvida em Pernambuco, em parceria com a UFPE. Poucos anos depois, a Elo Processamento de Dados Ltda tem sua razão social modificada para Elógica Processamento de Dados S.A..

1988 - A Corisco deixa de produzir microcomputadores, e se especializa na industrialização de equipamentos para automação comercial – ECF (Emissores de Cupom Fiscal), e em placas e softwares dedicados à soluções de conectividade micro-mainframe.

1991 – Criada a divisão Elógica Press, pioneira no Brasil pela utilização da impressora a laser Xerox 4850 com capacidade de impressão de 50 páginas por minuto em duas cores (preto e azul). Atualmente, a unidade de negócios conta com diversas impressoras à laser, dentre as quais duas máquinas XEROX Docuprint de 135 páginas por minuto e uma máquina XEROX Docuprint de 115 páginas por minuto, além de uma estrutura de equipamentos gráficos para off-set, digitalização, acabamento, e uma equipe formada por profissionais especializados.

1994 – Criada a empresa Elógica Novas Tecnologias Ltda. voltada para o desenvolvimento de aplicações para gestão empresarial e automação comercial, usando as tecnologias mais avançadas da época, como por exemplo a arquitetura Client-Server, o banco de dados MS-SQL Server, e linguagens como o MS-Visual-Basic. Inicia-se a criação do ERP ADAPTA.

1995 – Criado o provedor de acesso Internet Elógica, que passou a ser operado pela empresa do grupo Pitaco Assessoria Técnica Ltda, a qual transferiu todos os contratos de serviços e software para Elógica Processamento de Dados S.A. No auge de seu funcionamento, o serviço de provimento de acesso à internet atinge a marca de 16 mil assinantes, sendo considerado o maior do Norte-Nordeste.

2000 – A Internet Elógica é vendida, juntamente com a empresa Pitaco, para um grupo americano. Surge, então, o serviço Elógica Com, especializado em provimento de acesso e redes corporativas de longo alcance (WAN), além de serviços de hosting em datacenter próprio. O nicho de mercado, agora, passa a ser o setor empresarial e a internet de banda larga.

2001 – Encerra-se a operação industrial de fabricação de equipamentos para automação comercial da Corisco, transferindo todo o know-how em conectividade para a Elógica Processamento de Dados S.A. Atualmente a Corisco não está atuando comercialmente.

2002 – A empresa Elógica Novas Tecnologias Ltda é incorporada à Elógica Processamento de Dados S.A., ou Elógica S.A., passando esta última a ser responsável pelo prosseguimento da evolução tecnológica do ERP, o qual passa a utilizar em seu desenvolvimento a tecnologia para uso na WEB.

2003 - Belarmino Alcoforado deixa o comando da Elógica S.A., assumindo a presidência Luiz Vieira, que retorna à empresa depois de ter atuado nela de 1984 à 2000. Belarmino passa a ocupar a Presidência do Conselho de Administração da Elógica. Com isso, a Elógica reformula sua organização corporativa e sua visão estratégica de gestão. A atuação da empresa passa a se concentrar nas áreas de sistemas de gestão empresarial (Elógica Adapta), recursos humanos (Elógica RH) e crédito imobiliário (Elógica SGH), além de terceirização de infra-estrutura de TI, com serviços de redes, acesso corporativo, Datacenter (Elógica.Com), impressão eletrônica (Elógica Press), e edição e publicação de livros em pequenas tiragens ( Editora Livrorapido).

2008 - O cargo de Diretor Presidente da Elógica é re-assumido por Belarmino Alcoforado, a empresa torna-se Microsoft Certified Partner e migra para novas tecnologias de software baseando-se em Internet 2.0 e Terminais Server.